A polêmica da blogueira fitness mirim.

Em apenas dois dias, Anna Clara Mansur, uma menina de 9 anos que vive em Goiânia (GO), virou o centro das atenções e chegou a ter mais de 20 mil seguidores no Instagram. Ela se intitula “a primeira blogueira fitness infantil”, é filha de personal trainer, frequentadora de academia e decidiu postar em seu perfil na rede social sua rotina de malhação, vídeos de treinos funcionais e os alimentos saudáveis que consome.

Imagens da menina se espalharam na web e causaram polêmica após internautas considerarem um exagero por parte dos pais deixar uma criança se dedicar tão cedo a uma série de exercícios e se preocupar com boa forma.  Na terça-feira (03), a conta de Anna no Instagram foi bloqueada. 

A assessoria da rede social informou, por meio de nota, que não comenta contas específicas, mas explicou que “os termos de uso do aplicativo estabelecem que não é permitido o uso da plataforma por menores de 13 anos”. Disse ainda que a rede social possui ferramentas para que as pessoas denunciem usuários que possam ser menores de idade. “Todas as denúncias são analisadas pelo nosso time”, afirmou o comunicado.

“A Anna faz jump, usa cinto de TRX, corre em circuito de cones e pula corda, tudo liberado para uma criança da idade ela. A única diferença é que, em vez de fazer essas atividades na rua, na escola ou na pracinha, ela se exercita em uma academia, que é meu ambiente de trabalho, mas ela poderia estar fazendo tudo isso em qualquer outro lugar. Ela não tem preocupação com o corpo, faz porque gosta”, garante o Weslley Mansur, pai e personal trainer da menina.

Segundo Weslley, tudo o que a filha faz é seguro. “Uma criança que joga futebol corre mais risco de sofrer uma lesão do que a Anna, que faz exercícios funcionais. Não entendemos a polêmica que o Instagram dela causou e nem o bloqueio do perfil. Ela ficou arrasada, Mas já criamos uma nova página para e os números de seguidores estão crescendo”, afirma.

image

Foto MdeMulher

Crianças e exercícios físicos

De acordo com o Dr. José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), a prática de exercícios físicos regulares fortalece a massa óssea e muscular, contribui para o aperfeiçoamento e aquisição de habilidades motoras, desenvolve a flexibilidade, ajudando na manutenção da postura e equilíbrio, além de melhorar o sistema cardiocirculatório.

Porém, o médico ressalta que o exagero de exercícios físicos nessa faixa etária tem efeito contrário e pode até prejudicar o desenvolvimento dos pequenos. “Pais desejam criar atletas mirins, com agendas sobrecarregadas. Esse ritmo é prejudicial, resulta em sintomas diversos como criar motivos para não frequentar as aulas, fadiga, cansaço, perda de concentração, alterações no humor, irritabilidade, insônia, dores musculares e articulares, além do grande risco de lesões”, conta.

A Sociedade de Pediatria recomenda algumas atividades adequadas para cada idade:

De 1 mês a 1 ano: estímulos sonoros, estímulos visuais com panos coloridos, brincar de engatinhar, mímica, esconder e achar, além de espalhar brinquedos para estimular o bebê a se mover até alcançá-los.

De 1 a 5 anos: o que envolva corrida, chute, dança e teatro.

De 5 a 8 anos: aqui é importante incluir aquelas que contem regras, além de correr, dançar e iniciação esportiva – apresentação das modalidades sem ser competitivo.

De 8 a 14 anos: tênis, futebol, vôlei, basquete, natação, handball, ginástica, judô e demais modalidades voltadas para o desenvolvimento esportivo.

Gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre isso.

Beijos

Publicado por Juliana Pinheiro

Anúncios

6 comentários sobre “A polêmica da blogueira fitness mirim.

  1. Patrícia disse:

    Eu acho que essa polémica toda é um exagero! Tendo em conta que os pais são Personnal treinares, se o exercício não fosse adequado à fisionomia e à idade da menina, penso que os pais não iriam permitir que ela o fizesse!

    Curtido por 1 pessoa

    • Juliana Pineiro disse:

      A questão não são os exercícios, pelo contrário e ótimo para o desenvolvimento. Mais querer tonar uma criança uma musa fitness que e o exagero. Instagram não e local para crianças e ainda mais mostrando vida pessoal e corpo. Isso traz comentários que a criança não esta preparada para ler e aceitar, traz gente mau intencionada.

      Curtir

  2. maritrindade disse:

    Nossa, fiquei sabendo sobre toda essa “polêmica” há uns dias atrás, e posso dar apenas minha humilde opinião de mãe: existem “coisas”, digo isso num modo geral, que não são pra criança, mas que infelizmente estão sendo utilizadas por elas indiscriminadamente. Roupas, certos tipos de maquiagens, exposição nas redes sociais, não devem ser usados indiscriminadamente por crianças…
    Temos que nos preocupar com as mentes dos nossos filhos, que todos os dias estão sendo “adultizadas” (neologismo meu heheh) antes do tempo…

    Curtido por 1 pessoa

    • Juliana Pineiro disse:

      Verdade. As crianças de hoje em dia são expostas a muitas coisas que não deveriam e os pais não policiam isso. Também concordo que existam idades para tudo, “adultificar” as crianças e tao desnecessário levando em consideração que a infância a melhor fase da vida da gente.

      Curtir

  3. pequenacuriosa disse:

    Eu só acho que a ideia de tornar pública essa vida fitness dela foi errada. Acho ótimo a intenção dos pais em fazer com que ela seja uma criança saudável! Praticar exercícios é sempre muito bom.
    Porém, lugar de criança não é em rede sociais!
    Elas são ingenuas, não tem noção de perigo… A exposição da imagem dela nas redes sociais como “mini musa fitness” com toda a certeza atrairia pessoas cheias de más intenções. Portanto, achei mais do que certo bloquearem o instagram da mesma.
    Abraços :*

    Curtido por 1 pessoa

    • Juliana Pineiro disse:

      Concordo com você. Também achei ótima a ideia de colocar ela pra fazer atividades físicas, nada difere ela de uma criança que faz natação, ballet etc… Mais divulgar isso na rede foi péssimo. Crianças não estão preparadas pra essa exposição, que consequentemente gera comentários ruim, atrai pessoas mal intencionadas. Uma pena os pais não pensarem assim e já terem criado outra conta para a menina.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s