Dicas para um bronzeado perfeito

image

Antes

Faltam 15 dias para a praia

Aumente a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, carotenoide responsável pela cor alaranjada de vegetais como cenoura, mamão e abóbora. No organismo, ele se transforma em vitamina A e tem importante ação antioxidante, combatendo os radicais livres. “Além de proteger contra os danos dos raios solares, estimula a síntese de melanina, realçando o bronzeado”, diz a dermatologista Ligia Kogos, de São Paulo. Outra opção é investir nos nutricosméticos, que trazem a substância em cápsulas. Apesar de serem vendidos sem receita, o melhor é usá-los apenas sob orientação médica.

Falta uma semana para a praia

Faça uma esfoliação para remover as células mortas. Nos dias seguintes, capriche na hidratação, pois ela ajuda a segurar o bronzeado. “Uma pele bem hidratada também sofre menos com a agressão do sol”, explica a dermatologista Juliana Carnevale, do Rio de Janeiro. Se estiver muito branquinha, use um autobronzeador nesses dias – versões
em creme são mais fáceis de espalhar por igual em todo o corpo, enquanto os sprays exigem cuidado extra para não deixar nenhuma área em branco. “A corzinha falsa que ele cria na pele forma uma espécie de barreira protetora, aumentando a reflexão dos raios solares e amenizando um pouco os danos”, afirma Ligia Kogos.

Durante

A melhor forma de garantir uma cor de verão bonita  é se proteger corretamente dos raios solares. “Se a pele fica vermelha e descama, significa que queimou demais, o que está longe de um bronzeado saudável”, diz Juliana Carnevale. Leve em conta que cada pele reage de uma forma ao sol e, por isso, necessita de fatores de proteção diferentes. “Pessoas morenas, por exemplo, podem garantir a proteção e o bronze com um filtro com FPS 30, que é o mínimo recomendado, enquanto as clarinhas chegam a precisar de fator 50”, diz o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. De modo geral, nada melhor do que seguir as recomendações básicas: evite os horários em que o sol está mais forte, entre 10 e 16 horas; reaplique o protetor a cada duas horas ou sempre que entrar no mar; opte pelos que já vêm com ativos capazes de estimular a pigmentação da pele, como buriti, urucum e vitamina A. Por fim, lembre-se de que o organismo leva até três dias para começar a produzir melanina. Assim, nem adianta querer um bronzeado a jato.

Depois

É hora de garantir que o bronze dure mais. Hidratantes que prometem prolongar a cor ou loções pós-sol são bons aliados. Escolha as fórmulas que contêm ativos como pantenol, camomila e aloe vera – servem para acalmar e revitalizar a pele. “Abuse também de produtos com ureia, glicerina ou manteigas para impedir o ressecamento, em especial nas áreas que às vezes queimam demais, caso dos pés”, ressalta Bellini. O autobronzeador, de novo,  é um bom parceiro: use dia sim, dia não para manter o efeito de pele dourada. 

Publicado por Juliana Pinheiro

Anúncios

10 comentários sobre “Dicas para um bronzeado perfeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s