Oque é No poo?

image

Trata-se de uma técnica de lavagem dos cabelos que não utiliza xampu (No Poo) ou que o utiliza moderadamente e com formulações suaves (Low Poo), e mantém a hidratação dos fios com o condicionador e finalizador.

Acredita-se que, dessa forma, durante a lavagem dos cabelos não será demasiadamente removida a proteção lipídica natural do couro cabeludo e cabelos junto com as sujidades acumuladas no dia-a-dia.

 A lógica é bem simples e até aí tem precedentes químicos, bioquímicos e fisiológicos. Os cabelos cacheados já são naturalmente ressecados e frágeis, então a remoção da barreira lipídica natural causaria mais dano ao invés de tratá-los, pois os outros produtos (condicionador, creme de tratamento e etc.) não conseguem repor com eficácia esse conteúdo lipídico natural. Sem muitos problemas nas raízes, pois é onde se preduz o sebo que, infezlimente, não consegue chegar até as pontas dos cabelos com muitas curvas.

Diferente de cabelos lisos, finos e grossos, em que o óleo produzido na raiz rapidamente está em toda a extensão da fibra capilar. Nestes cabelos o xampu não faria tanto mal, pois o condicionador consegue repor o sebo removido durante a lavagem.

A diferença entre No e Low Poo é basicamente:

No Poo: corta-se totalmente o uso do sulfato, mas eliminando o uso do sulfato por completo é necessário que se elimine também todo o uso de todos os produtos insolúveis em água que grudam nos fios de cabelo e precisam do sulfato para sua retirada (silicones insolúveis, óleo mineral, parafina). O No Poo é uma rotina que precisa ser seguida à risca, se você eliminar o sulfato completamente e não eliminar os insolúveis o cabelo vai saturar, perder o brilho, se tornar pegajoso, com aspecto de sujo e sem volume. Para fazer o No poo há duas formas:

1. Eliminando o shampoo e no lugar deste colocar algumas receitas caseiras para limpeza dos fios

2. Comprando produtos higienizadores que não contém o sulfato como surfactante.Quem faz o No Poo normalmente prefere a compra de detergentes capilares sem o sulfato, a limpeza proporcionada é a mesma, mas os danos são muito menores.

Low Poo: admite o uso do sulfato ‘leve’ esporadicamente, há vários tipos de sulfatos, e modernamente temos sulfatos mais leves à escolha. A cada 15 dias usa-se um produto com sulfato para retirar algum resíduo de substância insolúvel que foi utilizada, nos demais dias evita-se o uso do sulfato. Essa rotina é válida para aquelas pessoas que fazem uso de coloração nos fios com produtos que contém insolúveis, usam produtos como kits reconstrutores ou mesmo máscaras que podem possuir algum tipo de petrolato leve. Mesmo assim quem segue a Rotina Low Poo toma cuidado para não exagerar e não utiliza séruns ou produtos com muitos produtos insolúveis e não agregam nenhum benefício aos fios.

O que tenho que evitar?

Xampu: evitar os que contenham Sodium Lauryl Sulfate (Lauril sulfato de sódio), Ammonium Laureth Sulfate (Lauil éter sulfato de amônio) e Sodium Laureth Sulfate (Lauril éter sulfato de sódio). Sugere o uso de produtos que contenham Disodium EDTA (EDTA dissódico), Citric Acid (ácido cítrico) ou extratos de plantas. Também é sugerido utilizar produtos que contenham Cocamidopropyl Betaine (Cocamidopropil betaína), Dodecyl Polyglucoside (Dodecilpoliglicosídeo).

Condicionadores: é aconselhado evitar o uso de condicionadores que contenham silicones insolúveis . Os cabelos necessitam de emolientes, umectantes, proteínas e hidratantes, por isso deve-se procurar por essas substâncias nos rótulos dos produtos:

EmolientesShea Butter (manteiga de karité), óleos vegetais, olive oil (óleo de oliva) e óleos de castanhas;

UmectantesPanthenol (D-Pantenol ou Pró-vitamina B5), Glycerin (Glicerina) e Sorbitol (Sorbitol);

HidratantesAloe vera (Aloe vera ou Babosa), Aminoacids

ProteínasWheat (Trigo) e Soy (Soja). Protein.

O que eu posso usar?

image

Como a lista é bem grande eu não vou colar aqui para o post não ficar gigantesco, mais o link esta aqui em baixo para vocês darem aquela olhada esperta.

Lista produtos liberados

image

Receitas caseiras

O livro “Curly Girl” cita exemplos de receitas caseiras indicadas para as adeptas do No poo ou Low poo. Confira duas delas:

Esfoliação com açúcar mascavo: uma forma de limpar profundamente o couro cabeludo é esfoliando-o, usando uma mistura de uma colher de sopa de açúcar mascavo com três colheres de condicionador.

Limpeza com limão: basta misturar o suco de um limão à quantidade de condicionador que vai ser aplicada nos cabelos ao lavar. Segundo o livro, o limão é melhor do que qualquer xampu e ainda funciona como tônico.

Muitas adeptas da técnica declaram ainda ter trocado o xampu por bicarbonato de sódio, usado para limpar, e o condicionador por vinagre de maçã, para suavizar os fios.

image

Qual a opinião dos profissionais

Mas qual é a opinião dos profissionais a respeito das técnicas? Será que existem mesmo composições prejudiciais em xampus e condicionadores? Algumas substâncias, além de ressacar os fios, podem ser prejudicais à saúde? Lavar o cabelo com outros produtos, como vinagre e maisena, por exemplo, é um hábito positivo?

Fernanda Casagrande, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, destaca que a absorção sistêmica das substâncias usadas em xampus é praticamente nula. Logo, o seu potencial para causar doenças sistêmicas também. “Algumas pessoas, mais sensíveis, podem ter apenas alergias na pele e olhos”, diz.

“Na minha opinião, não há motivos para deixar de usar esses produtos. O xampu é importante para limpar o couro cabeludo, retirar o excesso de gordura e poluição”, explica a médica.

Abaixo, Fernanda Casagrande cita ainda as principais substâncias presentes nos xampus e que costumam causar dúvidas entre as pessoas:

Lauril: “presente em praticamente todos os xampus é uma substância que limpa os fios removendo a sujeira e a oleosidade, sem alterar a estrutura do cabelo. A quantidade presente nos xampus não confere riscos sistêmicos. Possui apenas risco de causar irritações”, diz a médica.

Corantes: “a maioria dos corantes tem componentes metálicos e o acúmulo deles no corpo poderia ser problemático. Porém, a absorção destes metais presentes nos xampus é nula, assim não confere riscos. O que pode causar é apenas alergias”, explica Fernanda.

Parabenos: é um tipo de conservante presente em cosméticos variados. “Estudos do periódico médico Journal of Aplied Toxicology apontaram os parabenos como potencialmente cancerígenos, por apresentarem propriedades estrogênicas – o que faz com que se comportem como o hormônio feminino. Porém, a quantidade para causar doenças é muito grande e os xampus não causam este risco. A substância, assim como seus derivados, estão presentes também nos desodorantes”, destaca a dermatologista.

Dessa forma, fica a critério de cada pessoa escolher os produtos que oferecem melhores resultados aos seus cabelos. Mas antes de aderir a qualquer método radical, é interessante conversar com um profissional de sua confiança sobre o assunto.

Desculpem o post extenso meninas, quis esclarecer o assunto.

Beijos e bom final de semana.

Publicado por Juliana Pinheiro

Anúncios

6 comentários sobre “Oque é No poo?

    • Juliana Pinheiro disse:

      Todo mundo fica com medo, porque estamos super acostumadas a usar shampoo. Mais pode ir sem medo, seu cabelo não vai ficar oleoso.
      Muito obrigada, esse reconhecimento que faz a gente continuar *-* muito obrigada mesmo.
      Beijos

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s