7 mentiras mais lavadas sobre dieta reveladas pelo Vigilantes do Peso

image

A melhor forma de emagrecer é apostar em hábitos de vida saudáveis, com o consumo adequado de água, fibras, frutas, legumes, verduras e alimentos minimamente processados e a prática regular de atividade física. Mas muita gente acredita em informações milagrosas que prometem emagrecer. Os nutricionistas do Vigilantes do Peso listaram as principais mentiras sobre dieta:

Suco detox emagrece

image

O suco detox auxilia no processo de emagrecimento, já que fornece ao organismo vitaminas e minerais, além de promover uma limpeza e estimular a eliminação de toxinas. Mas, isolado, não funciona. Seu consumo precisa estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Outro ponto importante é não exagerar nos ingredientes, o que pode resultar num aumento das calorias. O ideal é uma verdura (preferencialmente folha verde escura) e, no máximo, duas frutas e um tipo de semente.

Carboidratos engordam

image

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo e, portanto, seu consumo é necessário. Mas muita gente confunde, pois, o que engorda é o excesso de calorias consumidas principalmente nas farinhas brancas presentes em pães, massas, bolos e biscoitos, cuja ingestão deve ser reduzida ou substituída por carboidratos complexos, que contenham fibras, como os integrais.

Carboidrato à noite engorda

image

Também não. O ganho de peso acontece quando o consumo de calorias é maior que seu gasto, e isso independe do horário. O excesso de carboidratos, assim como o de gorduras, faz engordar, mas seu consumo noturno não é um fator direto

Dieta para perder peso rápido funciona

image

Elas realmente promovem uma perda de peso rápida, já que costumam ter uma grande restrição calórica. Mas, exatamente por isso, são muito perigosas, pois priva o organismo da quantidade de nutrientes e energia necessários para um emagrecimento saudável. Além disso, depois que a dieta chega ao fim, é comum que o peso perdido seja rapidamente recuperado ou que haja um ganho ainda maior, promovendo o efeito sanfona. 

Alimentos como chia, quinoa, goji berry e outros são milagrosos

image

Não existe nenhum alimento que, por si só, consiga eliminar peso ou gordura. A chia, a quinoa, o goji berry, assim como a linhaça, o óleo de coco, a lichia e outros “alimentos da moda” possuem muitos benefícios para o organismo e podem auxiliar o emagrecimento, mas desde que associados a uma alimentação equilibrada e à prática de atividades físicas.

Eliminar algum macronutriente (carboidrato, gordura, proteína) ajuda a perder peso

image

Excluir qualquer um desses macronutrientes da alimentação significa fazer uma restrição alimentar, que pode sim emagrecer em curto prazo, mas, posteriormente, favorece o ganho de peso, além de poder gerar sérias deficiências nutricionais. A recomendação é de evitar o consumo de frituras e alimentos processados, como biscoitos e bolos, e limitar a gordura saturada (geralmente de origem animal), priorizando a monoinsaturada (de origem vegetal, como o azeite). 

Óleo de coco emagrece e melhora o colesterol

image

O óleo de coco é uma gordura saturada, mas com predominância de triglicerídios de cadeia média (TCMs), que chegam ao fígado mais facilmente, são oxigenados rapidamente e geram energia. Ele pode ser usado para substituir de forma mais saudável outras gorduras saturadas ou hidrogenadas, mas sem exageros. Não há estudos conclusivos sobre o tema e a Sociedade Brasileira de Cardiologia não recomenda seu consumo para quem tem colesterol elevado.  

Publicado por Juliana Pinheiro

Anúncios

13 comentários sobre “7 mentiras mais lavadas sobre dieta reveladas pelo Vigilantes do Peso

  1. thedailymiacis disse:

    Gostei bastante porque realmente existem tantos mitos e no fundo depende tudo de uma alimentação equilibrada. Dá trabalho comer bem 🙂
    Não sabia era a do coco . Vou apostar no oleo de coco 🙂

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s